Justiça condena Datena e Band por preconceito contra ateus; entenda

https://i2.wp.com/natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20130131163612.jpg

A Band foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo a veicular uma campanha sobre a “diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil”.

A decisão aconteceu após uma ação do Ministério Público Federal contra o apresentador José Luiz Datena, que em julho de 2010, no “Brasil Urgente”, fez comentários considerados preconceituosos sobre os ateus.

Na ocasião, o apresentador repercutiu uma reportagem de Márcio Campos sobre o fuzilamento de um garoto, e disse que a morte aconteceu por conta da “ausência de Deus”, já que “um sujeito que é ateu não tem limites, e é por isso que a gente vê esses crimes aí”.

Irritado, Datena esbravejou: “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. Se bem que tem ateu que não é do mau, mas o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum”.

O Ministério Público achou o comentário preconceituoso contra as pessoas que não acreditam em Deus. O MP também diz que a Band “prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que se portou de forma a encorajar a atuação de grupos radicais de perseguição a minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus”.

Segundo decisão da Justiça, a emissora terá que exibir os esclarecimentos com a mesma duração dos ataques aos ateus: 50 minutos. Caso a Band não cumpra a decisão, será multada em R$ 10 mil por dia. Ainda cabe recurso.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do canal diz que “não foi oficialmente informada da referida decisão mas, quando for, irá recorrer”.

Sobre Filipe Ferreira

sou um blogueiro ciente do oque faço.

Publicado em 31/01/2013, em Band e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s