Vulcão colombiano pode entrar em erupção nos próximos dias

As autoridades colombianas localizaram neste sábado a situação do vulcão Nevado del Ruiz no nível laranja devido a um aumento em sua atividade interna.

Sandra Calvo, porta-voz da União Nacional para a Gestão de Risco da Colômbia (UNGR) afirmou por telefone à Agência Efe que o nível laranja é diferente do alerta laranja.

“O nível laranja significa erupção provável em dias ou semanas, enquanto o alerta é quando já se ordena evacuação porque se sabe que a erupção é iminente”, esclareceu.

Há um mês as autoridades haviam estabelecido que o comportamento do vulcão correspondia ao nível amarelo, e desde então estudam sua atividade.

Segundo Sandra Calvo, amanhã será realizado na cidade de Manizales, capital do departamento de Caldas, um Comitê Operacional Nacional com os organismos de socorro e o Instituto de Geologia e Mineração (Ingeominas) para revisar o plano de contingência.

“Temos que atualizá-los e determinar qual é o papel de cada uma das entidades e quais são as suas capacidades”, disse a porta-voz do UNGR.

Por enquanto, já foram ativados os comitês de emergência nos 14 municípios de Tolima e nos três de Caldas que se encontram na área de risco do vulcão.

No dia 13 de novembro de 1985, o Nevado del Ruiz entrou em erupção e causou uma avalanche que sepultou o município de Armero, em Tolima, e matou 23 mil de seus 25 mil habitantes, no pior desastre natural da história da Colômbia.

F5

Sobre Italo Nascimento | @italoPQP

Italo é baiano, redator-chefe do site TeenBR. Escreve sobre música e televisão desde 2008.

Publicado em 01/04/2012, em televisão e famosos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s