BOMBA: Coca – Cola e Pepsi podem causar câncer

Para evitar serem obrigadas pela Justiça a escrever nos seus rótulos algo como “contém substância carcinógena”, a Coca-Cola e a PepsiCo, fabricante da Pepsi, anunciaram que vão alterar suas fórmulas, reduzindo a quantidade de 4-metilimidazol (4-MEI) usado no corante caramelo. A mudança, já realizada na Califórnia, onde o 4-metilimidazol foi incluído na lista de substâncias químicas cancerígenas, será feita em todo o território americano. Apesar da medida, a Coca-Cola fez questão de afirmar que a mudança não foi causada porque havia riscos para a saúde dos consumidores.

Segundo a Associação Americana de Bebida, o 4-metilimidazol foi associado a câncer em ratos numa pesquisa, mas não há provas de que represente risco para o homem. Já o FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, afirma que uma pessoa precisaria beber mais de mil latas de Coca-Cola ou Pepsi por dia para ingerir a mesma dose da substância que foi dada aos animais em laboratório.

Coca-Cola e PepsiCo têm mais de 90% do mercado de bebidas americano. As companhias dizem que vão alterar sua fórmula em todo o país, e não só na Califórnia, para facilitar a produção.

Numa nota, a Coca-Cola afirmou que não alterará seu processo de fabricação na Europa, acrescentando que, além da Califórnia, “nem uma única agência reguladora no mundo considera um problema a exposição do público ao 4-MEI como presente no caramelo”.

Já a Coca-Cola Brasil, onde a fórmula também não será alterada, divulgou a seguinte nota: “O corante caramelo utilizado em nossos produtos é absolutamente seguro. Coca-Cola não alterará sua fórmula mundialmente conhecida. Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não tem potencial para modificar a cor ou o sabor da Coca-Cola. Ao longo dos anos já implementamos outras mudanças no processo de fabricação de ingredientes sem, entretanto, ter alterado nossa fórmula secreta. Continuamos a nos orientar por evidencias científicas sólidas para garantir que nossos produtos sejam seguros. O elevado padrão de qualidade e segurança dos nossos produtos permanece sendo nossa mais alta prioridade”.

O Globo-Saúde

Anúncios

Publicado em 10/03/2012, em televisão e famosos e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s